domingo, 24 de outubro de 2010

17/08/2010 - A Notícia

FAIXA EXCLUSIVA DE ÔNIBUS

O que pode. E o que não pode
Dois anos depois da implantação do primeiro corredor de Joinville ainda há dúvidas sobre o uso das pistas

Parece que foi ontem, mas um dos corredores de ônibus mais polêmicos de Joinville, o da rua João Colin, no Centro, completou dois anos. O Instituto de Planejamento (Ippuj) avalia como positivo o benefício das faixas exclusiva. O temor dos lojistas arrefeceu, embora a classe ainda tenha críticas ao modelo. Mas dúvidas sobre os corredores ainda persistem.

Uma das maiores dúvidas dos motoristas é sobre se os táxis podem usar as faixas. “Pode, sim, trafegar no corredor de ônibus”, esclarece o diretor de trânsito da Companhia de Urbanização (Conurb), Eduardo Bartniak Filho. A autorização específica para os táxis está no segundo artigo do texto, que é do Decreto Municipal 15.088, de dezembro de 2008. É este documento que regulamenta todo o funcionamento dos corredores de ônibus na cidade.

Com base nesse texto, em explicações de Bartniak e do diretor executivo do Instituto de Planejamento de Joinville (Ippuj), Vladimir Constante, “A Notícia” procurou responder a algumas das principais dúvidas dos motoristas que convivem diariamente com o trânsito de Joinville. As respostas você confere no quadro abaixo.

As condutas no trânsito não dependem só de leis, mas do bom senso de quem está na direção. Na hora de converter à direita, onde há corredor, por exemplo, o motorista deve sempre sinalizar com antecedência, reduzir e não fazer movimentos bruscos, orienta Eduardo Bartniak.

AN.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário