Corredores de ônibus começam a ser concretados

20/09/2010 - Prefeitura de Criciúma


A primeira etapa de concretagem dos corredores de ônibus da avenida Centenário, começou a ser feita hoje (20), em frente a parada de ônibus do bairro Próspera, em Criciúma. O concreto, considerado de alta resistência, foi colocado em pontos de frenagem e aceleração dos coletivos. Objetivo é impedir o desgaste do pavimento urbano durante a passagem dos ônibus.

Segundo a engenheira Kátia Maria Smielevski, do departamento de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, o pavimento de concreto está sendo espalhado em uma área de 72 metros de cumprimento e 3,35 de largura. "Serão concretados quatro trechos por mês", disse Kátia.

O cálculo para obter maior resistência do concreto foi feito com base em pesquisas elaboradas pelas empresas de ônibus, parceiras no projeto de concretagem. "As empresas estão realizando todo o trabalho de pavimentação e a prefeitura está fiscalizando as obras", explicou a engenheira.

De acordo com o departamento de infraestrutura, os pavimentos à base de cimento têm como principal característica a durabilidade, gerando maior economia, em função dos baixos custos de manutenção. A concretagem dos corredores de ônibus fazem parte do trabalhão de revitalização da avenidada Centenário.

Texto e fotos: Marcio Costa
Diretoria Executiva de Comunicação