Anel viário de Florianópolis terá 17 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus

28/01/2015 - Notícias do Dia - Florianópolis


A construção do anel viário da área central de Florianópolis, que contará com corredor exclusivo para ônibus, começará efetivamente na próxima semana. Na primeira etapa, que tem previsão de duração de três anos, serão implantadas duas faixas para ônibus na avenida Beira-Mar Norte. Para a execução será necessário o aterramento de partes da orla para onde serão recuadas calçada e ciclovia. O espaço utilizado pelos ciclistas será então aproveitado pelos ônibus no sentido bairro-Centro. Nos dois sentidos, a faixa exclusiva será quase na totalidade na pista do lado direito. Além do Centro, o anel viário passará pelos bairros Pantanal, Saco dos Limões, José Mendes e Prainha. Na última etapa será implantado corredor exclusivo ligando os terminais do Rio Tavares e Canasvieiras ao Ticen.

A preparação do espaço para construção do corredor exclusivo começou no sábado, com o corte de algumas árvores na Beira-Mar Norte, perto da Polícia Federal. É justamente naquele ponto que uma rocha será detonada nas próximas semanas para desobstrução da passagem. A Prefeitura da Capital utilizará parte dos terrenos do Direto do Campo, da Casa da Agronômica e do estacionamento da Polícia Federal para abrigar o corredor de ônibus.

Para a conclusão da obra será necessária a duplicação da avenida Deputado Antônio Edu Vieira, no Pantanal. Para tanto, a prefeitura finaliza as tratativas de cessão de parte do terreno pela UFSC e também dá continuidade às desapropriações no entorno da via, um dos principais gargalos do trânsito da cidade. Nas primeiras etapas, que consistem na criação do corredor na Beira-Mar Norte, serão investidos em média R$ 4 milhões. Temos mais de R$ 750 milhões em recursos alocados de junto à Caixa Econômica Federal, afirmou o prefeito Cesar Souza Júnior (PSD), sobre os recursos provenientes do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento).

Teleférico será complemento da obra

O corredor de ônibus que passará pelo Centro, Agronômica e Pantanal será exclusivo até o bairro José Mendes, por fora do túnel Antonieta de Barros. Naquele ponto os coletivos terão a via compartilhada com veículos até a Prainha, onde retomam o uso de faixa exclusiva até o Ticen. Nosso foco agora é o anel viário na volta ao morro. O teleférico será um complemento dessa obra. Precisamos viabilizar frequência e velocidade dos ônibus para garantir os horários das linhas, afirmou o prefeito Cesar Souza Júnior.

O secretário de Obras da Capital, Rafael Hahne, acredita que os corredores da Beira-Mar Norte estejam prontos até novembro de 2015. Quando finalizadas as mudanças o local contará com semáforos inteligentes que favorecerão a passagem dos ônibus. Uma central de inteligência também será construída para operar o sistema. Uma das obras previstas no anel viário será a construção do elevado do trevo do Rio Tavares. A licitação está prevista para ser lançada até o final de março.