terça-feira, 9 de junho de 2015

SC terá PPP para sistema de ônibus rápidos

09/06/2015 - Folha de SP

COLUNA MERCADO ABERTO – MARIA CRISTINA FRIAS

O governo de Santa Catarina buscará um parceiro privado para INVESTIR na implantação do sistema de ônibus rápidos, chamado de BRT, na região de Florianópolis.

A estimativa é que a primeira fase do projeto, que incluirá um trecho de dez quilômetros de extensão, precisará de cerca de R$ 300 milhões em aportes.

"Decidimos que a PPP [parceria público-privada] é a melhor saída nesse momento em que o governo federal passa por ajustes e que será mais difícil acessar recursos", afirma Cássio Taniguchi, superintendente da região metropolitana de Florianópolis.

O INVESTIMENTO para a criação do sistema deverá ser feito pelo grupo vencedor do contrato, que depois será remunerado por meio de contraprestações públicas.

A primeira etapa prevê um corredor na via expressa da capital, que liga a ilha de Florianópolis à cidade vizinha de São José, no continente.

Com um transporte público mais rápido, a meta é incentivar a troca do automóvel pelo ônibus na capital.

"Um estudo mostrou que 48% das locomoções na região de Florianópolis são feitas com carros, acima de São Paulo e Rio, onde as médias são de 32% e 21%", diz Taniguchi, que foi prefeito de Curitiba de 1997 a 2004.

O projeto passará pela fase de modelagem neste ano, para que a licitação seja lançada no início de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário