Joinville

Histórico

Olha o Zarco aí, gente !  Hoje isso pode até parecer engraçado mas o estranho veículo da foto abaixo foi simplesmente O PRIMEIRO ÔNIBUS DA HISTÓRIA DE JOINVILLE.......Explorando , desde 1913 , um serviço conhecimento como CARROS DE ALUGUEL - o que hoje chamamos de TÁXI - , em 1926 GUSTAVO VOGELSANGER resolveu ousar e inovar : ele comprou um carro pertencente a um padeiro e acabou transformando-o em um ônibus adaptado . Em 1938 Gustavo acabou se afastando desse negócio e vendendo a sua empresa a Ernesto Bagenstoss e Ernesto Krause , mas não por muito tempo : em 1945 ele criou uma empresa de transporte de ônibus - principalmente com destino à São Francisco do Sul - e que existiu até a década de 60. Fonte: Aconteceu em Joinville.

Este foi o segundo ônibus a circular pelas ruas da cidade, estacionado em frente à The Texas Company Ltd., na rua do Príncipe. O veículo foi construído na oficina de Gustavo Vogelsanger, dono também do primeiro coletivo da cidade e o primeiro joinvilense a ter carteira de motorista. Fonte: Aconteceu Joinville.

O Terminal Central foi inaugurado em 1966 e em 1981 passou por uma grande reforma que retirou as características originais do mesmo pois o terminal passou a ser inteiramente coberto sendo a obra na época feita pela Construtora Clóvis Dobner. No ano de 2000, 19 anos depois passou pela segunda grande reforma sendo que foram reduzidos 2 boxes de estacionamento dos ônibus - 1 de cada lado. E agora em 2022 se faz necessário 22 anos depois fazer uma terceira e grande reforma. Fonte Aconteceu em Joinville.

Terminal Central

Foto publicada em 16/02/1969 no extinto Jornal de Joinville com a manchete: "Chegou o 'Ônibus do Padre', aquele que não chacoalha!", anunciando a aquisição do então moderno Mercedes-Benz Monobloco O-321 pela extinta empresa Guaratuba-Joinville em 1969 para fazer a ligação da cidade ao distrito de Pirabeiraba, com o centro de Joinville. Na reportagem dizia que o veículo possuía 36 lugares com poltronas revestidas de napa e ar-condicionado. Fonte: Aconteceu em Joinville.

Em 1971, a Gidion se instalava em um terreno localizado na rua São Paulo n.º 1209. A empresa contava nesta época com 23 carros. Fonte: Aconteceu em Joinville.

Linha Centro - Costa Silva

Terminal Central em 1978

Ônibus da Gidon em frente ao estádio do Ernestão

Terminal Central em 1986

Linha Centro - Bom Retiro da Transtusa em 1986

Em maio de 2023 Joinville tinha 82 km de vias atendidas pelos ônibus sem pavimentação. Foto Divulgação.




REFERÊNCIAS:

SAAVAEDRA, Jefferson. Joinville tem 82 km de vias atendidas pelos ônibus sem pavimentação. NSC. 14 maio 2023.