Mais uma cidade do Litoral Norte de SC decide tornar transporte público gratuito; saiba qual


02/08/2023 - Nd+

Prefeitura decidiu que transporte público municipal continuará sendo gratuito até fim do contrato com empresa de ônibus

A cidade de Balneário Piçarras, no Litoral Norte de SC, decidiu que o transporte público municipal continuará gratuito. A nova linha de ônibus, iniciativa inédita na cidade, funcionaria sem cobrança até o final de julho, mas o prazo foi extendido.


Cidade decidiu por manter gratuidade dos ônibus – Foto: Prefeitura de Balneário Piçarras/Reprodução/ND


prefeitura informou nesta terça-feira (1º) que a gratuidade no serviço será mantida pelo prazo do contrato assinado entre prefeitura e BRT Piçarras, que é de 12 meses.

O transporte coletivo começou a operar na cidade no dia 21 de junho. Até então, a previsão é que os ônibus teriam tarifa gratuita até o final do mês de julho, para que um valor de tarifa fosse definido pela administração pública e os moradores se adaptassem ao transporte.

Contudo, a prefeitura decidiu por manter manter a gratuidade do sistema interbairros, inédito na cidade. O objetivo da decisão é facilitar a mobilidade urbana dos cidadãos.

“A gratuidade do transporte público busca incentivar a utilização do ônibus como uma opção sustentável para a mobilidade urbana e reafirmar um compromisso da prefeitura com as pessoas que dependem de ônibus para trabalhar e estudar, por exemplo”, comentou o prefeito de Balneário Piçarras, Tiago Baltt.

Transporte exigirá cadastro

Será necessário realizar um cadastro na prefeitura para continuar usufruindo do serviço de forma gratuita. A partir do dia 7 de agosto, usuários deverão fazer um cadastro na prefeitura.

Com isso, serão distribuídos cartões eletrônicos em quatro cores: azul (estudante), vermelho (pessoa com deficiência), verde (sênior) e amarelo (usuário comum).

A utilização dos cartões começa no dia 21 de agosto e o cadastramento segue até 29 de setembro na sede da prefeitura, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

Até o dia 30 de setembro, os moradores que não conseguirem realizar o cadastro poderão embarcar nos ônibus com a catraca liberada pelos motoristas. No entanto, após o prazo estabelecido, somente quem possuir o cartão poderá utilizar o transporte público.

A intenção é que a prefeitura consiga traçar um perfil dos usuários, e dessa forma identificar demandas e ajustas linhas e horários de acordo com as necessidades da população.