Transporte gratuito de Balneário Piçarras alcança mais de 3 mil passageiros em julho


21/08/2023 - ND+

Serviço tarifa zero começou em 21 de junho e agora transporte terá cadastramento obrigatório para embarques

O transporte gratuito de Balneário Piçarras, no Litoral Norte de Santa Catarina, já registrou mais de 3,1 mil passageiros entre 21 de junho, quando começou o serviço tarifa zero, e 31 de julho. Cerca de R$ 140 mil são investidos mensalmente no transporte.


Cartão Cidadão passa a ser obrigatório a partir de outubro – Foto: Secom Piçarras/Divulgação/ND


Conforme a prefeitura, a linha mais utilizada foi a Vermelha, do bairro Itacolomi, o que mais cresce em Balneário Piçarras. Além disso, novos pontos de ônibus estão em instalação, bem como a plotagem dos cinco veículos está iniciando.

Ao todo, quatro trajetos estão disponíveis na cidade:


*Os links levam até os horários e trajetos de cada linha.

Cadastramento é obrigatório para o transporte em outubro

Atualmente, os moradores que desejam utilizar o transporte devem realizar o cadastramento. A iniciativa busca formar um “perfil” do público que utilizar o serviço para que os investimentos sejam mais certeiros. Dessa forma, o Cartão Cidadão começou a ser emitido ainda no começo de agosto.

Para se cadastrar no transporte, basta ir até setor de cadastro da prefeitura, na avenida Emanoel Pinto, 1655, Centro, entre 8h e 12h e das 13h30 às 17h30. O período para garantir o cartão encerra no dia 29 de setembro e só será permitida a entrada nos ônibus sem o registro até o dia 30 de setembro.

Público pode fazer o Cartão Cidadão no setor de cadastros da prefeitura – Foto: Secom Piçarras/Reprodução/ND

Cada um dos quatro tipos de cadastramento – Comum, PcD (Pessoa com Deficiência), Sênior e Estudante – exigem documento e comprovantes diferentes que devem ser entregues no setor responsável:

Cartão Cidadão Comum: documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência;

Cartão Cidadão PcD (Pessoa com Deficiência): documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência e laudo médico atestando a deficiência;

Cartão Cidadão Sênior: documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência;

Cartão Cidadão Estudante: documento de identificação com foto e CPF (caso o aluno seja menor de idade, deverá ser apresentada a documento do responsável), comprovante de residência e atestado de matrícula.