Veja 10 projetos para o trânsito de Florianópolis que viraram lenda

10/03/2024 - NSC Total

Capital catarinense vive dias de trânsito congestionado e se enxerga diante da necessidade de desafogar a mobilidade urbana

anderson.silva@nsc.com.br

Com um cenário cada vez mais formado por filas e congestionamentos, o trânsito de Florianópolis já teve uma dezenas de promessas e projetos que não saíram do papel. As propostas, que saíram da prefeitura e do governo do Estado, vão desde a agentes para ajudar no fluxo de veículo até grandes obras, como uma quarta ponte entre Ilha e o Continente e metrô de superfície.

A coluna listou abaixo, em fotos e texto, 10 projetos que viraram lenda e ainda não se concretizaram. Alguns deles seguem em andamento, como os corredores de ônibus. Entretanto, até agora, ficaram apenas no papel.

A lista é feita com base em anúncios oficiais dos últimos anos. Possivelmente, portanto, há outros menores ou que ficaram apenas em projeções internas.

Veja abaixo as fotos e, depois da galeria, a explicação de cada projeto:


Projeto chegou a prever túnel entre a Ilha e o Continente
Foto Arquivo NSC

Projeto de quarta ponte
Foto Arquivo NSC

Projeto de teleférico: população ficou na expectativa
Foto Arquivo NSC

Projeto de anel viário
Foto Arquivo NSC

Projeto de BRT na Capital
Foto Arquivo NSC

Morro da Lagoa teria túnel
Foto Arquivo NSC

Projeto de transporte marítimo
Foto Arquivo NSC

Projeto de metrô de superfície
Foto Arquivo NSC

Projeto previa agentes de trânsito
Foto Arquivo NSC

Corredores de ônibus ainda são lendas em Florianópolis 
Foto Arquivo NSC

Projeto chegou a prever túnel entre a Ilha e o Continente
Foto Arquivo NSC


Teleférico

Foi ainda em 2013 que o então prefeito Cesar Souza Júnior falou na implantação de um teleférico para transporte de passageiros entre a Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC) e o Terminal Integrado do Centro (Ticen). A ideia era levar até 15 mil pessoas por dia. O Governo Federal garantiu a liberação de R$172 milhões para a mobilidade urbana de Florianópolis e, dentro desse recurso, R$ 142 milhões seriam destinados para esse novo projeto. A promessa era quem em 2013 mesmo as obras começassem. Nada ocorreu. Em 2023, a prefeitura da Capital voltou a admitir que o projeto estava em pauta novamente.

Corredores de ônibus

Um tipo de investimento em transporte coletivo que já virou lenda em Florianópolis é o corredor de ônibus. Nos últimos anos, o tema apareceu em diferentes momentos, mas não se concretizou. Recentemente, um dos projetos previa que a Beira-Mar Norte tivesse um espaço exclusivo para o transporte coletivo. Entretanto, até agora, nada saiu do papel.

BRT

O Bus Rapid Transit, conhecido como BRT, modelo de transporte coletivo mais ágil, também faz parte das promessas para a mobilidade urbana da Capital. Mais do que isso: ele também fez parte do programa Plamus, desenhado para toda a Grande Florianópolis. O governo do Estado chegou a projetar o transporte integrado com a previsão de BRT, apontado pelos especialistas do BNDES como a alternativa mais viável para a região. Entretanto, nada saiu do papel.

Anel Viário

Uma das promessas para o trânsito da Capital na última década era a construção de um anel viário entre a região da UFSC e o Ticen. Porém, somente 300 metros saíram do papel, perto da universidade federal. O resto ficou no papel. A obra completa iria dos 300 metros antes do trevo da Dona Benta até a entrada do Terminal de Integração do Centro (Ticen) via Pantanal. A prefeitura previa um investimento de R$ 162 milhões, que seria financiado pela Caixa. Dentro estavam previstos 17 quilômetros do sistema Bus Rapid Transport (BRT).

Túnel do Morro da Lagoa

Foi em setembro de 2021 que este colunista divulgou os planos da prefeitura de Florianópolis de fazer um túnel no Morro da Lagoa da Conceição. O projeto chegou a ser contratado, mas foi paralisado por conta dos altos custos para a realização da obra, de acordo com o município.

Túnel entre Ilha e Continente

Foi lá em 2012 que a construtora Queiroz Galvão apresentou ao governo de SC o projeto de túneis para a ligação Ilha-Continente. A proposta era orçada em R$ 2 bilhões, à epoca. Os dois túneis estariam loca­lizados entre a Beira-mar Conti­nental e a Beira-mar Norte (nas proximidades do Forte Santa­na), onde está prevista a insta­lação de um pedágio. A proposta nunca avançou. Em 2019, o então governo Moisés foi procurado pela construtora para retomar a ideia, mas o cenário não mudou.

Transporte marítimo

Este é um modal que volta e meia aparece nas discussões. Entretanto, pouco se viu avançar. Tanto a prefeitura como o governo do Estado já estudaram o assunto. Recentemente, a secretaria de Infraestrutura estadual voltou a falar sobre o tema com a possibilidade de ligações entre Florianópolis e São José em dois pontos. A proposta, porém, segue parada.
Metrô de superfície

O governo do Estado anunciou em 2009 uma licitação do metrô de superfície para começar no bairro de Barreiros, em São José, passar pela Ponte Hercílio Luz e seguir até o Centro de Florianópolis. Desde então, nada mais se viu sobre a ideia.

Quarta ponte

O governo do Estado liberou divulgou, em 2011, a imagem da maquete da quarta ponte, que iria fazer a ligação Ilha-Continente. Com previsão de custo de R$ de 1,1 bilhão, a nova ponte era a proposta do governo para resolver o problema do trânsito das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles. A ligação, porém, ficou só no desenho.
Agentes de trânsito

No final de 2019, a promessa da prefeitura foi que a Capital teria agentes de trânsito para ajudar no fluxo de pontos de tráfego intenso. A ideia era algo semelhante ao que existe no Rio de Janeiro, por exemplo. Profissionais com coletes verdes seriam espalhados pela cidade para cuidar da mobilidade. Até agora, nada aconteceu.